segunda-feira, 15 de junho de 2009

A arte dos antigos Mestres

Um dos assuntos que intriga as pessoas, é sobre os antigos mestres, aqueles que aparecem nos filmes como grandes sábios.

Em uma entrevista com o mestre monge Shang Hyu Dai, ele conta como seus antepassados viviam e transmitiam seus conhecimentos aos seus aprendizes.
Principios da antiga arte:

1º - A Sabedoria não é somente o objetivo, é o principio, o caminho e a chegada.

Desde que nascemos, o conhecimento está com nós. Por mais que os Bebês parecem sem sebedoria. Isso é mentira, pois ele, chora quando quer comida, quando está com sono e quer deitar.

2º - O conhecimento pode ser criado.

O raciocínio e a lógica, são passos basicos, pois eles nos auxiliam a criarmos nossos proprios conhecimentos.
Alguem já pensou em o que uma pedra pode nos ensinar?

3º - O corpo é um passo para a Vitória.

O corpo bem cuidado e preparado, é um passo para vencer grandes desafios, pois não somente deixa você forte para levantar coisas pesadas, mas te da condições de conquistar caminhos.

4º - O corpo sem mente é a águia sem suas asas.

Para vencer desafios, devemos alinhar o corpo e a mente, pois, uma mente sem corpo, ou um corpo sem a mente são inuteis.

5º - Quando alguem te fere, ele é ferido 2x.

Quando você é agredido, fisicamente ou verbalmente, não é você que está sendo agredido, mas sim, quem te agrediu. Como diz o antigo provérbio:
Quando o grande leão morde o pequeno diamante, tem seus dentes quebrados.

6º - Os principios acima podem ter seu valor dobrado, se forem vistos por grandes sabios.

Os grandes mestres falavam por parabolas, pois sabiam que somente os sabios e que tiam atingido um certo nivel de conhecimento conseguiriam compreender o verdadeiro significado.

Os pais tinham a obrigação de passar, de geração em geração, tudo o que haviam visto, ouvido e aprendido, para que todos, sem exceção, pusessem em Deus a sua confiança: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus” (Sl 78:3-8).

0 comentários: