sábado, 13 de junho de 2009

Netbooks: Acer Aspire One

O Aspire One foi a resposta da Acer aos modelos originais do Eee PC e acabou se tornando um sucesso de vendas na Europa e nos EUA devido ao preço baixo. Os modelos mais simples chegaram a ser vendidos por menos de US$ 250 no exterior, substancialmente mais barato que outros modelos similares.

Mais do que em outras áreas, o mercado de netbooks é bastante sensível aos preços, já que a maioria dos compradores procura um modelo de baixo custo, que possa usar como complemento para o desktop ou notebook principal. Com isso, é normal que os modelos mais baratos sejam os mais vendidos.

Embora a tela de 8.9" seja ligeiramente menor que a do Eee 900 (e bem menor que a tela de 10" dos modelos da série 1000) e a webcam tenha apenas 0.3 MP, o Aspire One possui uma vantagem fundamental, que é o teclado. Tanto o Eee 701 quanto o 900/901 utilizam um teclado muito pequeno, que não utiliza toda a área disponível. A Acer aprendeu com o erro do concorrente e desenvolveu um teclado um pouco maior, que aproveita melhor o espaço, oferecendo teclas maiores. O pequeno aumento no tamanho acabou fazendo toda a diferença, tornando o teclado bem mais confortável de usar que o dos concorrentes diretos:

netbooks_html_m63cc8c25

Em compensação, o tamanho do touchpad foi reduzido, com os botões sendo movidos para as laterais, assim como no HP mini note.

Outro ponto fraco do Aspire One é que ele utiliza uma bateria de três células, que oferece apenas 2200 mAh (o que corresponde a menos da metade dos 5800 mAh oferecidos pelas baterias de 6 células usadas na maioria dos modelos do Eee). Isso faz com que a autonomia do Aspire One ao executar tarefas leves seja de apenas 2:30 horas. Existe uma bateria de 6 células e 4400 mAh, que é usada em alguns modelos e também uma bateria 6 células com 5600 mAh que é vendida separadamente como acessório, mas ela é cara e difícil de encontrar no Brasil.

Embora a configuração básica (Atom N270 de 1.6 GHz, com o chipset 945GSE, wireless B/G, leitor de cartões, saída VGA, etc.), existem diversas variações do Aspire One, com SSDs de 8 a 32 GB, com HDs mecânicos de 120 ou 160 GB e com 512 MB ou 1 GB de memória RAM. Assim como em outros netbooks baseados no 945GSE, é usado um único módulo de memória DDR2 de até 2 GB.

Existem também versões do Aspire One com o Windows XP e com Linux. A distribuição escolhida é uma versão customizada do Linpus (uma distribuição taiwanesa baseada no Red Hat), que utiliza uma interface simplificada, similar à do Xandros usado no Eee. O Linpus não é exatamente uma distribuição recomendável, pois é limitado e não possui um bom suporte à internacionalização, mas você não terá dificuldades em instalar o Ubuntu ou outra distribuição atual usando um pendrive.

0 comentários: