sábado, 13 de junho de 2009

Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?

Uma vez, eu me perguntei, se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?.

Para achar essa resposta, decidi explorer a internet e acei um artigo muito interessante.

Vocês já tentaram fazer um usuário parar de usar Windows e passar para o Linux? Quais argumentos usaram?

1. O Windows é uma porcaria, o sistema trava o tempo todo e é cheio de vírus.

2. A Microsoft é mercenária, só quer saber do seu dinheiro.

3. O Linux é Open Source.

4. No Windows tudo é copiado de outros sistemas.

5. O Linux é de graça.

Mas agora o que você responderia para o usuário se ele te perguntasse:

"Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?"

Fico pensando qual seria uma resposta, pelo menos aceitável, para essa pergunta.

Acho que antes de dar a resposta, temos que acabar com alguns mitos.

1. O Windows é uma porcaria. Acho que aí está o grande problema, o Windows não é uma porcaria, é um ótimo sistema, muito fácil de usar e atende plenamente a maioria dos usuários. Ou vocês acham que o Bill Gates paga uma fortuna para uma equipe enorme de desenvolvedores, formados nas melhores universidades mundo a fora, para fazer uma porcaria?

2. A Microsoft é mercenária, só quer o seu dinheiro. Tudo bem, a Fiat também é mercenária, você não vai conseguir um carro sem pagar. O dono do boteco ali na esquina também é mercenário, o cara não vai ficar te dando cerveja de graça...

3 Linux é Open Source. Mas pelo fato de ser Open Source não significa que é melhor. Na verdade, tirando exceções (que confirmam a regra) os melhores programas ainda são proprietários.

4. Se grande parte do Windows é copiado de outros sistemas (o que realmente é), será que o Linux também não é?

5. O Linux é de graça. Essa parece até piada, o Windows pirata que 90% dos usuários domésticos usam também é.

Acho que temos que criar novas propostas para o sistema, mais claras e menos fanáticas. Ficam minhas sugestões:

1. O Linux é um ótimo sistema, provavelmente com a maior equipe de desenvolvedores no mundo. O sistema é atualizado numa velocidade incrível, qualquer falha que venha surgir é corrigida imediatamente e a atualização é também muito simples (basta dar um apt-get ou equivalentes).

2. O sistema é baseado no UNIX, priorizando segurança e desempenho.

3. O sistema é desenvolvido por apaixonados, pessoas que programam porque gostam. Fazer o que gosta com certeza torna o resultado final muito melhor.

4. Já existem aplicativos de qualidade, livres ou não, para a maioria das tarefas necessárias para um usuário comum no Linux.

5. Uma instalação do Linux normalmente dura muito tempo sem problemas. O Linux bem instalado funciona anos a fio sem formatação.

Uma coisa é importante: acho que além de falar das coisas boas do sistema, você deve citar também para o possível novo usuário do Linux as deficiências, que na minha opinião são:

1. Você não tem suporte técnico. Se por ventura ocorrer algum problema, você não terá um telefone para ligar ou um e-mail da mesma forma que os programas pagos tem (apesar de não adiantar muito). Mas existe na internet uma vasta documentação, e com um pouco de paciência e atenção a maioria dos problemas podem ser resolvidos com uma simples pesquisa no Google.

2. Você não tem nenhuma garantia. Se você instalar o Linux na sua empresa e o sistema parar de funcionar (o que é muito improvável), não terá a quem reclamar.

3. Pelo fato do concorrente (Windows) ser muito mais utilizado, é provável que em qualquer empresa que você for trabalhar o sistema utilizado será o Windows, tornando necessário saber utilizar os dois sistemas.

4. É possível que algumas coisas no seu computador não funcionem, alguns hardwares mais exóticos, placas de captura, scanners etc.

5. Será mais difícil encontrar técnico especializado para dar manutenção se necessário.

Acho que essa seria uma colocação mais sincera para o usuário. E a partir daí deixa o cara tomar suas decisões. Tentar impor o sistema para o usuário poderia gerar uma falsa expectativa e uma possível frustração.

Agora acho que está na hora de dar a resposta (minha resposta) para a pergunta que não quer calar:

"- Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?"

1. Trocar de sistema operacional não é tão simples como, por exemplo, trocar de carro. Todos os carros funcionam da mesma forma, ou de forma muito semelhante. No sistema operacional existem conceitos que são muito diferentes e, que a princípio, assustam um usuário menos experiente.

2. Comodismo. O ser humano é muito acomodado e por natureza não gosta de mudanças. Se o negócio está funcionando, para quê mudar?

3. O conceito equivocado que o Linux é um sistema difícil. É verdade que já foi um sistema difícil, mas hoje é tão simples quanto o Windows.

4. A falta de padronização e a quantidade de distribuições existentes do Linux que acabam por confundir o usuário.

5. O Windows já está bem implantando na mente dos usuários. Parabéns para a equipe de Marketing da Microsoft.

6. Os fanáticos pelo Linux, que na minha opinião são a maior praga que existe! Pessoas que se mostram como super usuários com QI acima do normal e que até desdenham de um novo usuário Linux. O problema é que a maioria das pessoas assim nunca escreveu uma linha de código, nunca configurou um simples servidor de arquivos. Vem com essa pose de superiores, seres de outro planeta, quando na verdade não conseguem sequer resolver uma simples dúvida de um novo usuário e por isso o tratam com desprezo.

0 comentários: